
K O M B I
A NOSSA MARCA

O nosso nome, Kombi, surge a partir de um brainstorm para achar um nome para este escritório, pois tudo parecia impróprio e inadequado, era pra ser diferente daquela lista com mais de quarenta nomes. Eis que surge o nome de uma cor, o fusco, que por analogia remeteu imediatamente ao fusca, em seguida kombi. Pronto, era isso. Lá estava nosso nome, nossa marca. Mas como? O que parecia tão instigante naquele nome? Pois bem, Kombi é algo que, inevitavelmente, nos remete de forma imediata a alguma cena em algum momento de nossas vidas, um filme, o tempo de infância, um ícone estampado na memória. A kombi, o veículo, abreviação da palavra kombination em alemão. Um dos utilitários mais versáteis produzidos no mundo e até poucos anos no Brasil.
Pode parecer pouco evidente a sua relação com a arquitetura, mas não é. Já impacta pelo visual, o desig, da sua versatilidade de usos, cores, formas, e da sua apropriação para diversos usos que a transformou nesse objeto simbólico de tão grande valor para o mundo. Seu aspecto popular e social é personificado no imaginário popular: do carro de frutas, do verdureiro, do marreteiro, do transporte escolar, da lanchonete, da praia e da diversidade de pessoas. É assim que enxergamos a Kombi, neste coletivo de significados.

Visualmente optamos por não explorar o seu simbolismo do veículo e sim a peculiaridade do seu conceito, então a marca gráfica explora a combinação das formas geométricas comuns na arquitetura e sua sobreposição de cores vivas que se fundem, desta mistura originando uma outra cor, e nessa versatilidade estética expressamos nossa diversidade social e cultural brasileira.

